Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Emma - de Jane Austen


Essas mulheres incríveis de Jane Austen. 
Emma vai ficar para sempre no meu coração. História bela e inspiradora. Cativante e meiga, tão cheia de pormenores. Um romance verdadeiro, clássico. Eterno. Como ela podia em 1816 ter tanto tato com uma verdade que ela nem mesma pode vivenciar? Quanta delicadeza e cuidado na construção de cada personagem. Quanto amor pela escrita. Impossível não citar a elegância da narrativa. Absolutamente impossível não admirar tamanho talento.


" - Não posso fazer discursos, Emma - prosseguiu o Sr. Knightley, em um tom suave e sincero que denotava uma profunda e convincente ternura. - Talvez se a amasse menos eu conseguisse dizer mais. Mas você sabe como sou. Nunca ouviu de mim senão a verdade. Eu a acusei, a repreendi e você suportou tudo como nenhuma outra mulher na Inglaterra o faria. Escute as verdade que vou lhe dizer agora, querida Emma, como sempre tem feito. O modo que vou dizê-las talvez as recomende muito pouco... Deus sabe que tenho sido um apaixonado muito indiferente. Mas você me compreende. Sim, veja, você compreende meus sentimentos e os retribuirá se puder. No momento peço-lhe apenas que me permita ouvir sua voz, pelo menos uma vez. (...) 
      Agora, ela era sua Emma pelo sentimento e a palavra quando voltaram para casa. " 


Para ler em um final de semana tranquilo. Para reler sempre que precisar acreditar em histórias bonitas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.