Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Elizabeth Gilbert


Li Comer, Rezar, Amar em 2009. Depois disso o li mais duas vezes, a última semana passada. Cada nova leitura é um novo presente. O livro autobiográfico em que Elizabeth Gilbert, escritora americana, na época com 36 anos, narra sua busca pelo equilíbrio, depois de um divórcio tumultuado e o rompimento de um romance turbulento. A autora embarca numa viagem que duraria quase um ano, dividida em três roteiros fantásticos. 

Decidida a reencontrar os prazeres da vida viaja à Itália, depois disposta a encontrar Deus ou apenas sua paz interior hospeda-se  em um templo budista na Índia. Três meses depois e sentindo-se mais perdida do que nunca chega à Bali, onde encontra um antigo guru que havia feito previsões acertadas alguns anos antes. Elizabeth não apenas se reequilibra espiritualmente, como também redescobre o Amor.

Esse não é o primeiro trabalho da autora, antes desse havia escrito Peregrinos, escolhido em 1997 pelo New York Times como um dos livros notáveis daquele ano e finalista do prêmio Pen/ Hemingway. Uma coletânea de contos fantástica. Uma coleção de contos de mulheres fortes e reais. 

Depois de Comer, Rezar, Amar, Gilbert escreve Comprometida, em 2010, onde narra sua aventura de casar-se novamente. De maneira bem humorada ela fala sobre sua história de amor e sobre os mitos do casamento nas mais variadas culturas.

O livro de mais sucesso certamente foi Comer, Rezar, Amar que virou filme e atraiu milhares de espectadores. Confesso que não gosto muito de comparar duas artes tão distintas como a literatura e o cinema, mas aqui fica quase impossível a não comparação, quem apenas vê o filme, mesmo sendo muito bem feito e muito fiel ao livro, perde muito da narrativa detalhada.

Em uma entrevista recente Elizabeth Gilbert fala que tentar escrever algo depois do estrondoso sucesso de seu best seller é assuatador. Para nosso sorte ela é uma mulher corajosa e no ano passado lançou A assinatura de Todas  as Coisas. Um romance de época que hoje a autora considera como seu melhor trabalho, e eu estou ansiosa para ler.
 ***

Comer Rezar Amar, um livro para quem busca coragem de seguir o próprio caminho.
Peregrinos, um livro inspirador sobre a alma feminina.
Comprometida, um livro sobre a realidade por trás do mito da instituição do Casamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.